// Projetos

Voltar

U.B.S. MINAS - 2013

Unidades Modulares de Expansão Programada e/ou Expansão Permissível

O projeto propõe uma unidade modular em 3 níveis dimensionais em que se permita a evolução assegurada, ágil, eficiente e ainda suave na ampliação de seu espaço físico de maneira a atender quantitativa e qualitativamente as diversas demandas de tempo e espaço, recursos e dificuldades das várias Minas Gerais.
O espaço de 3 terrenos de 12x30 ( total 1080 m2 ) é condição mínima para a implantação da unidade em qualquer um dos 3 níveis projetados. Assim sendo, do 1º ao 3º a expansão estará programada e assegurada através da retenção de vazios modulares no espaço projetado para os níveis menores. As configurações geométricas permitem que as ampliações do 1º para o 2º e do 2º para o 3º sejam construídas sem demolições de forma fácil e ágil em pleno funcionamento da unidade até o 3º nível dimensional .

A utilização do aço como estrutura bruta das unidades permite modulações independentes das distribuições internas as quais serão construídas no sistema dry-wall, sendo as coberturas em telhas metálicas termo-acústicas sobre forro de gesso acartonado com ausência de lajes, um sistema construtivo ágil e limpo. Os fechamentos externos serão em placas de concreto alveolar pré fabricadas , mantendo-se a agilidade e limpeza construtiva e ainda oferecendo melhores condições de segurança que o sistema steel-frame para áreas externas.

A abordagem frontal e/ou de esquina sempre absorverá uma extensão equivalente de ocupação espacial externa em todos níveis dimensionais, permitindo uma identidade visual coesa através de uma varanda social coberta protegida por brises soleirs, área coberta para ambulância, jardins e área permeável de estacionamento sobre piso-grama.

A unidade nível 1 apresenta-se também em formato compacto com expansão permissível e não programada, sendo uma versão de custo reduzido sem a retenção de vazios modulares, mas ainda com espaço para expansão sem a necessidade de demolições. A diferença é que o crescimento deste modelo pode necessitar de algumas redistribuições de ambientes em utilização.
As unidades serão internamente contempladas ainda com, salas de estudo e educação em grupo, além de pátio interno ajardinado para a realização de atividades sociais, clínicas e educativas em todos níveis dimensionais.



Rua José Gustavo de Carvalho no 143 , Bairro Jardim São Bento , Uberaba-MG - CEP 38066.210


E-mail: paulotm@terra.com.br
Telefone: (34) 99968 0221

Copyright | Todos os direitos reservados.